"Não é só de teorias, e blá, blá, blás, que o ensino aprendizagem é feito, mas da confiança uns nos outros, da verdade, da participação da Família, e a harmonia entre seus pares." Teka Castro, escritora.
2019. Primeiro semestre bem cheio de atividades para melhorias não só dos alunos, mas de nós mesmos. Um aprendizado em conjunto e dedicação.
Mesmo em meio as tempestades, muitas vezes, falta de verbas advindas do governo, temos uma equipe bastante participativa.
Uns centralizam para si próprio o trabalho, outros pelo contrário, vão além de barreiras.
Com a necessidade de melhorar o desempenho de fluxo, a escola teve e ainda tem muitas atividades, como o projeto da visitação a Eurofarma, projeto Horta, que está maravilhoso, com a parceria comunidade - programa escola da família - gestão escolar, o desempenho da professora da PEF - Maria Cristina Magri, nesse projeto é notório com imagens, e agora, o aproveitamento das hortaliças não só na merenda escolar, mas também para todos os funcionários da UE. Claro, não posso deixar de dizer da grande cooperação dos professores do projeto horta, Edjunior e Rosemary, que fizeram um grande avanço.
Além desses projetos, temos ainda a questão da formação de um Conselho de Escola participativo, e que desenvolverá a partir desse ano, uma nova etapa, entre lançando a participação atuante do Grêmio M.L.L e seus componentes, com todos da gestão, e demais membros.
Aqui, também tenho que relatar, um envolvimento primordial do professor mediador: Geraldo, vulgo, Feijão, na dedicação de mediar problemas, envolvendo bullying, agressividade, choro, falta de respeito, e um problema muito relatado por muitos, alunos que são semi alfabetizados, geram indisciplina em sala de aula.
A mediação está trabalhando muito bem, tem coisas, no meu olhar, que daria para os professores resolverem, claro, hoje em dia não é fácil ser professor, estamos perdendo audição, pelo aumento do volume das falas em salas de aula, e outros. Mas, lembro a mediação em termos legais e com assuntos mais intensos é uma das funções do professor mediador, mas todos nós podemos mediar em algum ponto, para não sobrecarregar apenas uma única pessoa.
Outra atividade que tivemos com os alunos foi irmos ao Cinearte, assistirmos uma linda história sobre inclusão, o filme: Sobre Rodas. Emocionante. Parabéns aos docentes e aos alunos que foram. Foi um novo aprendizado para minha pessoa, já que amo essa questão referente a Inclusão. Lembro que qualquer pessoa, pode sofrer acidentes, e vir a utilizar cadeira de rodas.
Além disso, tivemos projetos da professoras Cristiane, História, maquetes maravilhosas medievais, da Professora Patrícia Domingos, O Pequeno Príncipe, da professora Quitéria Karla, maquetes referente a Célula Vegetal. E, a noite, com o pessoal, alunos dos segundos anos do EJA, e parceria de todos os professores, e alunos, com o projeto de Reaproveitamento Alimentar. Onde eu, mesmo estando readaptada, a pedido da Professora Sueli Aparecida ( Uma das coordenadoras), solicitou que eu fizesse o projeto. Foi ótimo, vejam as imagens em uma outra postagem. E, junto com esse projeto de reaproveitamento, que é ambiental, sustentável, e não podemos nos esquecer, que dia 5/6 - Foi dia Mundial do Meio Ambiente, tivemos uma festa junina linda. Os alunos dos terceiros do EJA, cantaram e encantaram. Fizeram tanto uns como outros partos maravilhosos. Amei.
Agradeço a todos, a auxiliar de cozinha, Celma, que deu cachorro quente para todos, e quem a ajudou, como a agente de organização: Solange, a auxiliar de limpeza, Patrícia, a professora Maria Helena. Sem contar do som, efetuado pelo professor João.
Gente, tava tudo muito bom.
Todas essas atividades contribuem para a melhoria de resultados em nossa UE. E, eu aqui venho a publico agradecer a todos os envolvidos: Gestão, Coordenação, professores, funcionários, alunos, familiares, cantineiro, e até a ronda escolar.
Sem contar, claro, do meu agradecimento a Deus, por todos esses projetos.
E, pedimos também oração pela saúde e recuperação rápida da Vice Professora Vera Lúcia, e da Coordenadora Elaine Cristina, sem contar de orações para a agente escolar Aline Lima, que está no finalzinho da gestação.
Texto redigido pela Professora e Escritora Teka Castro.
São Paulo, 14 de junho de 2019.
Dia de Greve Geral no país.
Caos em São Paulo.
12 h e 33 m.
Sol e uma temperatura agradável.
P.S : Agradeço a G.O.E Marluce Dutra por ter acertado minhas faltas, e eu nesse semestre ter recebido meu quinto quinquênio.
Comentários
Postar um comentário