2023
De repente o ano acabou, pessoas queridas se aposentaram, e que fizeram suas histórias, deixaram suas marcas. Gente nova no pedaço chegou, já carregando o "peso" da árdua tarefa do ser professor.
Tudo parece que foi ontem, aquele sonho que se sonhou. Mas, a Educação trouxe também novos paradigmas que muitas vezes, nos afastaram, e nos uniram. Trouxe um saber cheio de lacunas, dívidas que com quem tanto estuda e se dedica a Educação, não têm a justa valorização de ter bons salários, e o da aposentadoria, eu quem o diga. Foram anos descrevendo aqui nesse blog as atividades que realizamos, os passeios pedagógicos, as festas, e hoje encerrando com a festa de confraternização, e ainda assim, o governo solta uma bomba, terrível, mas todos capazes de realizar.
O ano se findando, pessoas que abraçaram diferente a Educação, a demanda da alfabetização, e culpar x e y não é legal, afinal, todos somos responsáveis pela Educação, pelo transmitir conhecimento, e a todo tempo em repararmos alunos com diversas necessidades especiais, e logo, de sugestão para o próximo ano, deixar que na primeira reunião, os pais que tem filhos especiais, sejam abraçados, e que não esqueçam de levar os laudos, ou algum parecer médico, pois sabemos que muitas vezes uma criança pode não aprender o be a bá, mas aprende pelo menos o auto cuidar, também dentro de uma unidade escolar.
Dia 15 de dezembro, minha última festa, uma homenagem num café especial, uma orquídea amarela, com detalhes em lilás... Tantas recordações desde o dia em que coloquei meus pés no Laurão, chão vermelho, buracos em toda parte, Sylvânia uma das primeiras docentes que encontrei naquele 1996... Ah. o tempo. O tempo, fez que o Lauro sempre desde o primeiro, até a separação umbilical do ensino das séries iniciais e finais, e o avanço do Ensino Médio, as várias gestões diferenciadas, as pessoas da cozinha, da limpeza, pessoas mui amadas. Professores de artes intelectuais, como Jacson Mattos, e a História do Cavalo Nóia, a confecção de chapéus, a delicadeza de tanta coisa, e essa história não teria sentido sem os alunos do EJA, e por falar em EJA, está acabando, está se fechando um ciclo do noturno, onde nós professores, já fomos papéis amaçados, onde fizemos com carinho nossa priemira feira de profissões, chegando a Escola da Família, com várias técnicas maravilhosas, que doavam seus finais semana em prol do outro. Aqui cito até minha filha primogênita Alexia Cristina, que fora durante anos voluntária nesse programa, e recebíamos prêmio pelo ballet voluntário. Mas, cito de ex alunos que se tornaram bons funcionários, minha xodó Aline Lima, uma bonequinha quando criança, e hoje lindíssima mulher. Ah. Não posso me esquecer, que um dia nossa quadra já fora coberta, com luzes, alambrados, e muito mais. Hoje tem uma rampa que custou quase um milhão, e está caíndo. Sem contar dos professores que se foram, e que deixaram sempre saudades, como o Jaime Leal, Luis Dutra, Otony, entre outros... Feijão (Geraldo), e .... a saudade é inexplicável. Hoje assino aqui talvez meu último texto no registro desse blog, pois temos pessoas jovens competentes, para criar várias outras histórias, deixar o blog mais a cara do Lauro Tecnológico, deixar mais comunicativo, atrativo para futuras gerações. Bem, 2023 se findando, minha sonhada aposentadoria chegou, e só preciso agradecer a cada um que de uma maneira ou de outra esteve presente em minha vida. Tantas coisas se renovaram, idas e vindas, novas histórias, novos começos, ... novas vidas.
Segue algumas imagens extraídas de meu celular do dia de ontem, e segue votos também de muitas prosperidades aos colegas, funcionários, alunos e toda comunidade escolar. Que Jesus em sua infinita bondade abençõe a todos nós!
Teka Castro
Professora por 25 anos e escritora
São Paulo, 16 de dezembro de 2023
Comentários
Postar um comentário