Pular para o conteúdo principal

 Feira de Profissões 2021


EE Professor Doutor Lauro Pereira Travassos


 

         No último dia 13 de novembro de 2021, a comunidade escolar, e convidados participaram da Feira de Profissões, que há anos é efetuada pela coordenação da escola, a primeira, feira foi realizada pelo coordenador do noturno, o professor Vladimir Santana, após alguns anos, retomada pelas coordenadoras Elaine Cerqueira e Sueli Aparecida, excelentes feiras das profissões.

        A maioria das feiras sempre tiveram a participação do Grêmio Estudantil, e de seus professores orientadores, com o apoio da gestão. E, no dia 13/11/2021, não foi diferente, o Grêmio Estudantil participou e fez bonito. Esse dia ficou inesquecível pela presença da Presidente do Grêmio, Giovanna Rodrigues, do 9º B, e de outras participantes bastante ativas no Grêmio: Ana Carolina Mariano 9°B, Sarah Samira Bezerra, também do 9º B, estavam de camiseta branca e calça preta, para demonstrar uma diferença entre os demais. 

        Esse ano a Feira de Profissões da Escola Estadual Professor Doutor Lauro Pereira Travassos, foi diferenciada em termos gerais, as nossas feiras sempre ocorreram num dia da semana, por exemplo numa quinta, numa sexta, e tivemos sempre bons profissionais, convidados para dar palestras, e eram muitos profissionais da própria unidade escolar. Eu  mesmo fui convidada uma vez para citar sobre a profissão de escritora, pela coordenação. Amei participar. Foi um grande incentivo para minha pessoa na questão profissional e pessoal, e tive vários alunos que gostavam de escrever, uma delas jamais esqueci a Luna. 

        Mas, relatando sobre a Feira de Profissões do dia 13 de novembro, do ano corrido de 2021, tivemos a parceria da Deputada Tabata Amaral e sua assessoria, a Deputada, ficou sendo Mestre de Cerimônia, apresentando os profissionais e em que sala estariam cada uma delas. Além, da presença da Deputada Tabata Amaral, tivemos a presença da Dirigente da Diretoria de Ensino Sul 1, Rossana Aguilera Garcia Barbosa, da supervisora da unidade escolar Gislaine, além dessas presenças tivemos a participação da Enfermeira que tomou a primeira dose da vacina contra a covid 19: Mônica Calazans, uma simpatia, o influenciador e Professor de Criatividade: Murilo Gun, nossa amei sua palestra, particularmente, bem o professor tem que ser criativo, e o poeta/escritor, mais ainda, nossa eu gostei muito da didática que ele fez, o ato de inspirar/expirar, precisamos todos os dias. O JP, que também é uma simpatia, e o mais esperado pelos alunos e pela comunidade, Projota, que citou sobre o início de sua vida, e como chegou a ser o Projota, que conhecemos além de sua participação do BBB/21, uma fala dele me fez chorar, ou melhor tentar segurar o choro, quando ele citou da Mãe e da Avó dele, lembrei da minha Mãe que perdi recentemente pela Covid 19, mas, como ele disse que as velhinhas dele estão sempre olhando por ele(Projota), a minha velhinha Dona Deonilde, também estará olhando por mim.

        Além, dessas participações, tivemos a equipe da Rádio e Tv Alvarenga, com a presença de Vanessa e Pedro, pessoas que vi literalmente crianças, e hoje são profissionais excelentes, parabéns pelas reportagens que fizeram. Também tivemos a presença maravilhosa de um ex aluno da escola, que hoje é diretor e produtor de filmes da própria comunidade: Bruno Maciel, filmes: Dez Conto (curta metragem) e Dois Conto - exibido nas salas de cinema - (longa metragem), ambos contando uma realidade que muitos de nossos jovens passam, mas espero sinceramente que a Educação, e eventos como esses possam mudar a cabeçinha do jovem de hoje, e principalmente da periferia. 

        Bem, vou deixar que as fotos e imagens falem por si.

        Agradeço a leitura de todos.

Nosso vice Valdir observando o andamento da feira

Nosso diretor Agenor Rocha, Professora Maria Helena - Orientadora do Grêmio Estudantil, Solange - GOE de outra UE, mas nossa ex funcionária, Professora Mestra Alvira Soares.

Os mesmos acima

Rafaela e a Palhassarina (Personagem de Anna Clara Castro, filha da professora, escritora, orientadora do grêmio - Téka Castro), se tornaram modelos da propaganda da UNITER Vila Constância

Detalhes importantes sobre o ENEM
Dia 21 e 28 de novembro de 2021.

Dicas de estudar inglês on line 

Professora Vanessa (Disciplina de Biologia/Ciências - Maravilhosa)

Nossos jornalistas Vanessa e Pedro da Rádio e TV Alvarenga, nossos repórteres maravilhosos.


JP - detalhe de calça jeans



JP se comunicando com a galera e Murilo Gun observando


Mônica Calazans, lendo o autógrafo que fiz para ela, na minha participação da Antologia Autismo: Integração e Diversidade - Literare Books. Ao lado dela Palhassarina observando.


Professor Ely e uma outra professora da escola


Participação dos alunos em sala de aula nas palestras

Nosso ex aluno, agora Diretor de Cinema: Bruno Maciel.

 Alunos assistindo palestras

A Deputada Tabata Amaral assistindo uma das palestras.

Outro palestrante

Divulgação



Palestrantes


Momento único: Deputada Tabata Amaral e a Dirigente Rossana conversando

Sala do lanche para os professores

Nossas gremistas Ana Carolina (máscara preta) e Sarah Samira de (máscara branca), atentas à palestra.

Palestrantes

Pedagogia

Pedagoga

Enfermeira Mônica palestrando

Alunos atentos a palestra de Mônica Calazans

Profª  Mestre da Uniter e da escola como docente de Filosofia.

Propaganda

Palhassarina, Professora Helenice  (Disciplina Língua Portuguesa), Professora Alvira (Disciplina Filosofia) e Mr teacher Márcio (
English subject)

Educafro sempre presente nas feiras, e para nós é muito importante saber que a entidade oferece um cursinho ótimo.

Professoras: Noeli ( Readaptada - Disciplina de Português) e Luciana (Disciplina de Educação Física e nossa personal trainer e  fitness)

Giovanna Rodrigues (Presidente do Grêmio Estudantil/2021) e Palhassarina

Professor Márcio (Disciplina de Língua Portuguesa) e Professor Luiz Durão (Professor de Biologia)

Gorete - Funcionária da cozinha, representando todos os funcionários maravilhosos que temos.

Alunos, pais e outros esperando novas orientações da Deputada Tabata Amaral

Nossa funcionária que cuida da limpeza da escola, Patrícia. 
Ela e dona Geni, fazem milagres para deixar a unidade escolar limpinha. Obrigada por tudo.


Professoras Maria dos Humildes (Ciências) e orientadora da questão de internet e outros, Jeniffer (História), também orientadora da sala de computadores, Ana (História), Suellen (Língua Portuguesa) e Palhassarina ( Etec José Rocha Mendes - Modelagem do vestuário - último ano)

Professores da disciplina de Matemática André e Clayton.

Professoras: Magali (Disciplina de Educação Física - período da tarde),  Elaine (História), Maria dos Anjos (Educação Artística -Artes), Diana Vieira (Matemática) e a professora Elisa de óculos (Língua Portuguesa)

Pessoas esperando a próxima palestra

Professora Elba (Língua Portuguesa) e seus pupilos



Professora da disciplina de Química/ readaptada por disfonia há 7 anos e escritora Téka Castro (também orientadora do Grêmio Estudantil), Sarah Samira e Ana Carolina (Grêmio Estudantil), Professora Maria Helena (Projeto de Vida, História, Geografia), Professor Agenor Rocha (Educação Física e gestor da Unidade Escolar), Supervisora  Gislaine e Dirigente Rossana

Aqui entre euzinha e o gestor, está a nossa vice Valdenice, conhecida como Val. 



Dheni (ex aluno da unidade escolar, ator, padrinho de formatura de Anna Clara (mãe da Palhassarina), Sarah Samira e Ana Carolina ( Grêmio Estudantil), Silvia ( Gestora da Associação Viver Melhor - para o pessoal da terceira idade) - Lembro todos nós seremos idosos, e cuidar do idoso é algo de importância e todos nós devemos Respeito aos mesmos, e nossa Palhassarina representando o Tottus, grupo de teatro da Paróquia São Francisco Xavier.



Eu e a Dep. Tabata Amaral




Abraço que representa muito. A questão política abraçando o povo.

As meninas do Grêmio e um dos docentes da escola.

Sarah, Giovanna e Ana


Professor Paulo disciplina de História, um dos nossos primeiros palestrantes na Primeira Feira das Profissões organizadas pela coordenação do professor Vladimir, e com apoio da atual coordenadora Elaine Cristina, e a nossa presidente do Grêmio Estudantil 2021.


Tabata Amaral e Giovanna



A família de Giovanna Rodrigues, linda participação.

Maria Antônia, filha da professora Diana, linda demais.


Assessores da deputada e eu.





Professoras: Diana, Dora, Cida Vieira, Nanci, e nossa coordenadora Elaine Cristina. A pequena Antônia, filha da Professora Diana e sobrinha da professora Cida. Muito fofa.
Atrás nosso gestor dialogando com convidados.



Uma árvore desenhada, achei muito fofo.
Sala da coordenação.

Professores: Elaine, Carlos - Readaptado de Língua Portuguesa, e Suellen.

Professor Durão, mais um ex aluno da escola, e o professor Luciano, também orientador do grêmio estudantil

Nossa gestora Val com participantes.


Professoras Maria Helena e uma de nossas ladys Nanci





    


Professora  Edlaine - Educação Física e a Manú. Linda demais.


        Os vídeos que fiz estarão compartilhados nesse link que postarei abaixo, caso queira ver.

        Teremos o professor Valdir (Gestor), citando a importância da Feira de profissões, o professor Paulo falando sobre sua palestra na primeira feira, o canto de Vânia Rodrigues, que esteve muito tempo na nossa comunidade e outros.
        Quero parabenizar a todos, peço desculpas se esqueci de alguém, foi demais essa feira, assim, como todas as demais.
        Agradeço a equipe da Deputada em nome do Grêmio Estudantil, e da escola, esperamos que sempre veja não só o aluno, mas muitos de nós professores, saímos da periferia, e nos tornamos alguém disposto a transmitir Conhecimento e mostrar muitas vezes o caminho a seguir, junto com a Família de cada um, que é essencial. Vocês podem verificar nas imagens que tantos de nós ou levamos a família toda, ou parte dela, pois alguns tem suas vidas. Agradeço ao Grêmio Estudantil por tudo, à minha filha e sua linda Palhassarina, a Diana, que levou a Antônia, a Edlaine que levou a Manú, a Alvira que levou a Rafa, a Lismara, que levou o Matheus, a Elba, que levou seus meninos, como ela disse, à família Maciel, a própria deputada que levou seu namorado, ah. ia me esquecendo a Giovanna Rodrigues que estava com sua família, e enfim, aos funcionários da Escola que eu admiro muito, Gorete, Patty, Dona Geni, e aos professores, muito, mas muito obrigada, em meu nome e em nome do Grêmio Estudantil.






Escrito e editado pela professora Tereza Cristina Castro - Escritora Téka Castro. Orientadora do Grêmio. Ambientalista. 
São Paulo, 16 de novembro de 2021.





        


        

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas atividades relacionadas à EE Prof.Dr. Lauro Pereira Travassos 2015.

Bem,estamos chegando ao final de mais uma grande jornada,difícil tanto aos educadores, como aos educandos, mas aprendemos que com a união, simplicidade, respeito e cooperação,podemos proporcionar um aprendizado melhor a todos. Nossos últimos eventos foram o SARESP, que apesar da crise educacional que assolou ao Estado de São Paulo,houve grande participação de nossos alunos dos terceiros anos do Ensino Médio e dos alunos do Ensino Fundamental. Parabéns aos participantes do Lauro,pois mostraram nobreza na realização da avaliação. Tivemos o encerramento desse ano letivo junto ao Projeto Unibanco,onde alguns alunos do  Grêmio se empearam na participação com a Gestão, num encontro legal realizado na Avenida Paulista. No dia 4 de dezembro de 2015, houveram dois grandes eventos o SALAURO, e o Evento do  Cavalo Noia , que se encerra sempre na última sexta de novembro, mas este ano em especial foi realizado em 4 de dezembro, o Sarau pela manhã com belas apresentações, como a poesia: O Chato

Atividades realizadas com êxito

Algumas atividades foram realizadas com êxito em nossa escola. Uma delas foi o passeio em parceria com o Instituto Unibanco ao Paço das Artes na USP. Eu e a professora Jucélia ( Disciplina de Língua Portuguesa) levamos alunos do segundo ano, que era o foco, e alguns alunos dos terceiros. A exposição foi sobre as fotografias de João Pina -  Operação Condor , onde relatou o período da  Ditadura na América do Sul , sobreviventes,vítimas,militares. Uma exposição singular, e que valeu a pena. A expositora Bianca,que estava no meu grupo explanou muitos detalhes e fez com que pensássemos na época, e no que ocorre ao Brasil atualmente devido a essa questão. No ônibus foi muito divertido, e aqui estão algumas fotos da viagem, não temos fotos da exposição pois não era permitido. Agradeço aos alunos que foram, e que deram um show de civismo e cidadania,a professora Jucélia, ao motorista e a coordenação da professora Sueli. Também lembro aqui que as crianças do período da tarde, em especia